PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

Saturday, April 18, 2009

Canções com um olhar único.


Quando a Legião resolveu gravar esse acústico para a “nossa saudosa e boa” MTV (leia-se EME Te Vê), como disse Caetano Veloso certa vez, entrei em êxtase! O ano era '92 e eu lembrava as tardes no colégio (afinal, me formei em dezembro de '91) cantando sucessos como “sereníssima”, “pais e filhos”, “Daniel na cova dos leões” e tantos mais... Fiquei entusiasmado com o show e não via a hora de passar na TV. Foi uma apresentação histórica. A meu ver, nenhuma outra banda fez um trabalho à altura deles. Deste álbum, eu destaco “baader-meinhof blues”, “metal contra as nuvens” e “teatro dos vampiros”. Olhando para o cenário atual da tão cultuada e maltratada MPB, entristeço e me pergunto por que pessoas como Renato Russo são arrancadas da nossa convivência?! Talentos assim não devem partir tão cedo. Em “teatro”, tem uma frase que me encanta até hoje... “este é o nosso mundo, o que é demais nunca é o bastante“ por que esse tipo de qualidade não é mais interessante ser cantada? Ou em “metal”... "Não sou escravo de ninguém, ninguém senhor do meu domínio... Eu sou metal, raio, relâmpago e trovão... Eu sou metal, eu sou o ouro em seu brasão!" Uma banda que não gostava de aparecer em programas de TV ou fazer vídeos, mas que vendia tantos discos que mesmo depois da morte do Renato, a gravadora caiu naquelas de “ai, vamos aproveitar e relançar tudo para faturarmos mais”. Aí, vimos àquela enxurrada de álbuns e mais álbuns sendo lançados, que pensei: como que depois de alguns anos do fim da banda, ainda saem tantas músicas?! Tudo se resume a fazer mais dinheiro, mais dinheiro. Eu queria ter ido ao que dizem ser “o último show” da Legião, que aconteceu na USP. Deve ter sido o máximo!

Eu prefiro ficar com a lembrança e a emoção de ouvir e cantar todas as músicas desta banda que deixou a sua marca no cenário musical brasileiro. E se você, assim como eu, cresceu ouvindo estes clássicos e se você tem algum cd guardado na estante, coloque-o no som e relembre da época do colegial ou da faculdade. Cultue e cultive o passado, faz bem.

Afinal, qual país ou pessoa tem um futuro, se renega o passado?! Como criar lembranças daquilo que passou há apenas cinco minutos? Precisamos guardar lembranças da nossa vida inteira para revivê-las às vezes.

No comments:

Post a Comment