PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

Thursday, August 5, 2010

Um Olhar feminino sobre o Oscar.

Em mais de 80 anos de história dos prêmios da Academia, não foram poucas as pessoas que marcaram a cerimônia, seja por recordes, polêmicas, discursos emocionados ou homenagens mais do que merecidas e no ano em que uma mulher quebrou o tabu dentro da premiação, destacarei algumas que deixaram sua marca no maior prêmio da indústria norte-americana.

Vejam:

A criação da estatueta gira em torno do sexo feminino. Reza a lenda de que a origem do nome Oscar que foi dado ao boneco teria sido por uma mulher. São duas lendas, na verdade. A primeira é que a secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick ao ver a estatueta teria dito que é a cara de seu tio Oscar. A segunda, tem a ver com a minha amada, Bette Davis, ela teria dado esse nome ao prêmio porque o homenzinho dourado era a cara de uns de seus amores.

 Tatum O'neal aos 10 anos de idade foi a mais jovem a receber o prêmio por sua atuação em Moon Paper.

por outro lado, Jessica Tandy foi a mais velha, ao receber aos 80 anos o Oscar por sua tocante atuação em Driving Miss Daisy.

outra grande presença é a de Meryl Streep. Ganhou apenas 2 vezes: acima, por Kramer vs. Kramer e por Sofia's choice. Além disso, recebeu outras 14 indicações, sendo a recordista para esta categoria.

Porém, a grande vencedora é certamente Katharine Hepburn. A atriz venceu 4 vezes: Morning Glory, Guess who's comming to dinner, the Lion in winter e on Golden Pond. Nunca apareceu para receber nenhum de seus prêmios. Hepburn só esteve presente uma vez, em '74, para apresentar a homenagem ao amigo, o produtor Lawrence Weingarten, com quem trabalhou em vários de seus filmes. Tem um vídeo no Youtube desta aparição, onde todos na platéia levantaram-se para aplaudí-la.

no quesito figurino, ninguém foi mais influente do que Edith Head. Trabalhou em mais de 400 filmes, recebeu mais de 30 indicações e ganhou o prêmio 8 vezes, um recorde até hoje mantido. Seu último grande trabalho antes de falecer foi em the Sting, por recriar com perfeição o figurino usado pelos gângsteres da década de '30, interpretados por Paul Newman e Robert Redford. 

Thelma Schoonmaker é um dos grandes nomes na edição. Começou a sua carreira editando os filmes de Fellini, Truffaut e Godard. Com essa experiência, acabou matriculando-se na Universidade de NY onde conheceu de forma inusitada seu grande parceiro cinematográfico: um colega de classe que tinha dificuldade para editar os seus trabalhos, Thelma foi indicada por um dos professores para que ela o ajudasse e esse aluno, era ninguém menos que Martin Scorsese, que renderia a Thelma os prêmios por Raging Bull, the Aviator e the Departed, além de outras 3 indicações.

Polêmica maior do que Katryn Bigelow causou por vencer na categoria de Direção não houve em mais de 80 anos de Oscar. As poucas indicadas foram Lina Wertmüller, Jane Campion e Sofia Coppola. A ex-esposa de James Cameron, conhecida por filmes de ação como Point Break e foi a grande responsável pelo grande sucesso de crítica the Hurt Locker, o único capaz de bater de frente com o blockbuster Avatar no Oscar deste ano. Kathryn havia ganho o prêmio do Sindicato de Diretores, BAFTA e ser indicada aos Globos de Ouro.

Parabéns a todas!

No comments:

Post a Comment