PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

Friday, July 17, 2009

The Divas... Mariah Carey.


Fez sua estréia no mundo da música em 1990. Ganhadora de cinco prêmios Grammy, ela é considerada por muitos a artista de maior sucesso da década de 1990 de acordo com a Revista Billboard, é considerada uma das maiores vocalistas femininas da música atual, tendo recebido os prêmios Billboard Music Award de Artista da Década em 1999 e World Music Awards de Artista Feminina Mais Vendida do Milênio em 2000, com mais de 200 milhões de discos vendidos no mundo, sendo 63 milhões só nos EUA e aproximadamente 72 milhões de discos de acordo com a industria fonografica, totalizando mais de 270 milhões de cds e singles vendidos.



Mariah Carey nasceu em Long Island, no Estado de New York dia 27 de março de 1970. Ela é a terceira filha de Patricia Hickey, uma cantora de ópera e Alfred Roy Carey, um engenheiro aeronáutico de descendência venezuelana. Seu prenome foi dado como homenagem à canção "And They Call The Wind (María)" do musical Paint Your Wagon, com "Mariah" sendo uma americanização de "María".



Carey tem uma irmã, Alison Scott Carey e um irmão, Morgan Carey, ambos respectivamente onze e dez anos mais velhos. Como uma família multi-racial, os Carey eram constantemente ameaçados por vizinhos preconceituosos, o que fez a família mudar-se de bairro constantemente. Isso levou os pais de Carey a se divorciarem quando ela tinha apenas três anos de idade. Após a separação, Mariah passou a ter pouco contato com o pai, e sua mãe começou a trabalhar em vários empregos para poder sustentá-la e aos seus irmãos.



Trabalhando como garçonete e como assistente num salão de beleza, Mariah encontrava tempo para os testes de backing vocal. Graças ao seu talento ela conseguiu no primeiro teste tornar-se backing vocal de Brenda Starr, famosa cantora da década de '80.



Tentando estabelecer-se no mundo da música, Carey faltava freqüentemente às aulas e por isso seu apelido no colégio era Mirage. Por sorte ou destino, em '88, Carey conheceu o grande executivo da Columbia Records, Tommy Mottola numa festa onde Brenda Starr deu-lhe uma fita demo de Mariah. Mottola tocou a fita no carro enquanto saía da festa e se impressionou muito com o que ouviu, ele retornou à festa para encontrar Mariah, mas ela já havia partido. E desta maneira começava uma das mais bem sucedidas carreiras do mundo da música internacional.



Em '90, Carey lançou seu primeiro álbum, intitulado Mariah Carey, que foi aos poucos tornando-se um sucesso instantâneo nos Estados Unidos, produzindo quatro sucessos,"Vision of Love", "Someday", "I Don't Wanna Cry" e "Love Takes Time".



Em '91, Carey lançou seu segundo álbum, Emotions, que produziu mais de um single que atingiu o 1° da Billboard (a faixa-título "Emotions"). Os outros hits, "Make It Happen" e "Can't Let Go". Em '92, Carey concordou em participar do especial Unplugged da MTV, o programa foi gravado para provar que Carey não era apenas uma cantora de estúdio, como muitos afirmavam à época. Depois que o programa foi ao ar, o cover de Carey da canção "I'll Be There"(sucesso dos Jackson 5), foi lançado como single e atingiu o primeiro lugar da Billboard na semana seguinte. Mais tarde foi lançado um álbum contendo as canções que Carey interpretou no especial, intitulado MTV Unplugged - Mariah Carey. Neste mesmo ano Carey (com 22 anos), e Mottola (com 42 anos, casado) resolveram assumir o envolvimento amoroso que já durava 2 anos e, após Mottola pedir o divórcio a sua mulher, acabaram se casando em julho do ano seguinte, 1993, numa cerimônia aos moldes da famosa cerimônia do casal princesa Diana e príncipe Charles.



Ainda em ‘93, o terceiro álbum de estúdio de Carey, Music Box, foi lançado, tornando-se o seu álbum de maior sucesso, com a marca impressionante de 23 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Os hits do álbum foram: "Dreamlover", "Hero" e "Without You". Music Box foi o primeiro álbum de Carey a receber o certificado de diamante, ou seja, mais de dez milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos.



Em '95, Carey lançou seu sexto álbum, Daydream, outro trabalho que teve grande vendagem mundial mais de 20 milhões de cópias e o segundo álbum da cantora a alcançar o disco de diamante (dez milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos). O primeiro single, "Fantasy" ficou por oito semanas no topo das paradas americanas da Billboard. O segundo single, "One Sweet Day" (dueto com Boyz II Men), tornou-se um recorde (ainda não superado) de permanência no topo das paradas americanas; ficando por consecutivas 16 semanas em primeiro lugar na parada Billboard. Outro single do mesmo álbum, "Always Be My Baby" também alcançou a primeira posição em vários países. Carey e Tommy Mottola se separaram em '97. Apesar de manterem a imagem de um casal feliz em público, Carey se sentia emocional e psicologicamente abusada por Tommy, a quem ela sempre descreveu como "um homem muito possessivo". Após o divórcio surgiram diversos boatos na mídia de que Motolla começara a boicotar a divulgação dos álbuns de Carey, bem como vetá-la para grandes projetos da Sony Music e apresentações importantes na televisão americana. Um dos mais significativos vetos foi a interpretação da música tema do filme Titanic, na qual o autor da música (James Horner) havia oferecido a Carey, porém Motolla vetou o nome da cantora para interpretar a canção oferecendo-a à outra também famosa cantora e sua colega de gravadora, Celine Dion.



Ainda em '97, Carey lançou seu sétimo álbum, Butterfly (considerado pela crítica como o melhor da cantora). Seu primeiro single, "Honey", mostrava em sua letra e vídeo musical, uma imagem bem mais sexy de Mariah, que até então aparecia como "a garota boazinha" nos clipes (imagem cuidadosamente construída pela gravadora), o single estreou em 1º lugar na Billboard. No mesmo álbum, Mariah coloca outro single em primeiro lugar, a balada romântica "My All", permanecendo por uma semana em primeiro lugar na Revista Billboard. Com esta marca, Carey bate o recorde de artista contemporânea com mais singles n°1 nos EUA, ela ultrapassa verdadeiras lendas como Whitney Houston, Michael Jackson e Madonna.




Em '98, Carey lançou seu oitavo álbum - #1's - uma compilação com todos seus singles que atingiram o primeiro lugar nos EUA até então, e mais algumas novas canções. A crítica elogia Carey dizendo que "poucos artistas podem lançar um disco inteiro de músicas n°1". Entre as novas gravações, destacam-se "I Still Believe" e "When You Believe" (dueto com Whitney Houston), que também foi incluído na trilha sonora do filme de animação "O Príncipe do Egito'' que acabou ganhando o Oscar de Melhor Canção Original. No dia da premiação, Mariah e Whitney interpretaram ao vivo a canção para mais de dois bilhões de telespectadores.




Em '99, Carey lançou seu nono álbum, Rainbow. Os singles "Heartbreaker" e "Thank God I Found You" chegaram ao número 1 nos EUA, a regravação "Against all Odds" do cantor Phil Collins fez um grande sucesso em vários países. Mariah recebe da Billboard o prêmio de artista da década, e do World Music Awards, o prêmio de Artista Feminina do Milênio superando em vendas nos Estados Unidos grandes artistas como Madonna, Michael Jackson, Whitney Houston e Celine Dion de acordo com a indústria fonográfica.



Em '01, Carey deixou a Columbia Records e assinou o maior contrato da história para um artista solo, nada menos que 80 milhões de dólares e cinco álbuns com a Virgin Records. Mariah teve uma crise nervosa e sua mãe levou-a ao hospital. Ela foi internada em uma clínica com o diagnóstico de estafa e colapso nervoso. Para completar o ano de azar de Carey, o lançamento do álbum e do filme Glitter (sua estréia nos cinemas) se deu justamente no dia 11 de setembro de 2001 em Manhattan - Nova Iorque, dia do maior ataque terrorista da história, portanto muito pouco pôde ser feito para promover seu filme Glitter e a trilha sonora dele, já que todo o planeta não falava em outro assunto. Para piorar a situação emocional de Carey, a morte de seu pai, vítima de câncer. No começo de '02, a Virgin Records decidiu tirar Carey de seu catálogo. Rescindindo o contrato, a gravadora pagou uma quantia milionária, uma multa de 28 milhões de dólares. Neste mesmo ano, Mariah assinou um contrato de três anos com a Universal Music. Em '02 ainda, Carey lançou Charmbracelet que foi melhor recebido pelo público em comparação ao fracasso de Glitter em 2001.





Em '05 após dois anos fora da grande mídia, Mariah lançou o aguardado The Emancipation of Mimi, produzido por grandes nomes da música como Jermaine Dupri e Antonio L.A. Reid. O álbum marcado de canções fortes como "We Belong Together", "Mine Again" e a balada gospel "Fly Like a Bird" tornou-se o mais vendido do ano nos Estados Unidos, vendendo 5 milhões de cópias e cerca de 10 milhões no mundo inteiro. O primeiro sucesso deste álbum, "It's Like That", tornou-se outro top 20 para a cantora, enquanto o segundo single, "We Belong Together" tornou-se o 16° single a chegar na primeira posição das paradas mantendo essa posição por 14 semanas, igualando-se às músicas "I Will Always Love You" de Whitney Houston e "Candle in the Wind" de Elton John, mais um recorde na carreira de Mimi.




O terceiro single, "Shake it Off", chegou à segunda posição da Billboard enquanto "We Belong Together" permanecia na primeira, outro recorde para a cantora. O quarto single lançado, "Don't Forget About Us", canção no mesmo estilo de We Belong Together, tornou-se seu 17° número 1 nos Estados Unidos, sendo superada apenas por The Beatles. Mariah lançou ainda os singles "Get Your Number" e "Say Somethin'", quinto e sexto singles do álbum The Emancipation of Mimi. Em abril de '08, Mariah lança "E=MC²", seu 11º álbum de estúdio. Para isso, ela contou com a ajuda de grandes produtores. O álbum estreou em 1º lugar na Revista Billboard.




Carey descreve E=MC² como: "Emancipação = Mariah Carey ao quadrado", fazendo referência ao seu álbum antecessor The Emancipation of Mimi. Seu primeiro single "Touch My Body" é alegre e ultra-feminina. Tornando-se seu 18º single número # 1 na parada americana, onde permaneceu por 2 semanas superando o recorde de Elvis Presley que mantinha dezessete músicas em #1. O segundo single, "Bye Bye" é uma música sobre a morte e é “para as pessoas que acabaram de perder alguém” e aparentemente para o seu falecido pai.



Com uma declaração emocionante e verdadeira, um amigo de longa data e lenda Stevie Wonder citou esta frase:

Conheci apenas três pessoas que tinham vozes verdadeiramente maravilhosas e espírito compatível: minha primeira esposa Syreeta, Minnie Riperton e Mariah Carey e q
uando as pessoas falam sobre as grandes cantoras influentes dizem Aretha Franklin, Whitney e Mariah. Isso é um testamento para o talento dela. O alcance vocal de Carey é fantástico".

No dia 20 de Maio de '09 a cantora revelou em seu Twitter o nome de seu novo álbum: "Memoirs of an Imperfect Angel". Em julho deste ano, Mariah se apresentou no funeral de Michael Jackson onde cantou “I'll Be There”.

 
E para fechar este post, Mariah foi incluida na seleta lista das "100 melhores vozes de todos os tempos", realizada pela renomada revista "Rolling Stone" e em toda a sua carreira, já recebeu mais de 200 prêmios, sendo uma das cantoras mais premiadas da história.

No comments:

Post a Comment