PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

Thursday, July 22, 2010

Cine Passado - Houve uma vez um verão.

Summer of '42 é um clássico. Baseado no livro e roteiro de Herman Raucher, considerados por muitos como autobiográficos, o filme conta com extrema sensibilidade, o despertar de um jovem de 15 anos para o amor, durante suas férias numa pequena ilha da Nova Inglaterra, no verão do ano que dá o título à produção.

Realizado por Robert Mulligan, que nos brinda com um ótimo trabalho, a história é contada em flashback, no início ouve-se apenas a voz de um homem de 40 anos, recordando-se do inesquecível verão que viveu naquela ilha. O filme conta com a magnífica trilha-sonora ganhadora do Oscar, composta por Michel Legrand e pela fotografia de Robert Surtees.

Reza a lenda, que na época do lançamento do filme, em '71, a verdadeira Dorothy teria enviado uma carta ao roteirista, dizendo que havia se casado outra vez, que era muito feliz e já era avó.

A cena que eu gosto é a final, onde o rapaz lê a carta deixada por ela, depois de passarem a noite juntos.

"Não tentarei explicar o que aconteceu ontem à noite, pois sei que, com o tempo, você encontrará a melhor forma para se recordar daquele momento. Eu me lembrarei de você e rezarei para que seja poupado de tragédias.

Desejo-lhe apenas coisas boas. Para sempre, Dorothy".

a carioca Jennifer ONeill fez a sua estréia nos cinema aos 20 anos e participou de outros filmes durante a década de '70. Estrelou Scanners, em '81 e depois disso, fincou os pés na televisão. Participou do sucesso Retrato Falado, onde fazia uma agente do FBI disfarçada de fotógrafa de moda. Atualmente, está filmando Doonby, que tem previsão de estréia para '11.

Gary Grimmes estreiou na tv no seriado Gunsmoke e após Summer of '42, alternou papéis entre cinema e tv, nos anos seguintes. Apareceu na tv pela última vez em '91.

Mas o grande nome deste filme, sem dúvida, é o do músico Michel Legrand. O compositor francês foi indicado ao Oscar por 9 vezes e venceu três, por the Thomas Crown affair, Yentl (interpretação inesquecível de Barbra Streisand) e Summer of '42. Houveram ainda as indicações aos prêmios Golden Globes, César, BAFTA, Grammy e Emmy.

Separei o tema deste filme, que segundo alguns, é uma das maiores declarações de amor feitas pelo cinema. Eu, particularmente, sou apaixonado por seu trabalho e me remete ao tempo em que valia a pena assistir Sessão de Gala, aos sábados à noite.



No comments:

Post a Comment